10 dicas para sua farmácia vender mais com o Dia dos Namorados

O Dia dos namorados de 2020 vai ser um pouco diferente já que as comemorações serão feitas em casa, sem a possibilidade dos famosos menus específicos para a data, nos restaurantes da cidade.
O comércio ainda não estará funcionando normalmente, portanto as opções de lojas físicas para comprar presentes serão bem menores.
Sendo assim, aqui vai nossa dica especial: lembre seu cliente que o seu estabelecimento é uma ótima opção para fazer a compra do presente do Dia dos Namorados!

As intenções de compra para esta data comemorativa em anos anteriores eram superiores a 30%, ou seja, este número mostra o imenso potencial que sua farmácia ou perfumaria tem, de faturar ainda mais com a data em 2020, sendo um ponto de venda seguro que oferece estes tipos de produto.

Seja criativo e estratégico para comunicar que a sua loja tem o presente ideal para ele e para ela!

Como?

1. Estímulos visuais: decore a sua loja com o tema desta data comemorativa, lembrando-os que o Dia dos Namorados está chegando, divulgando as ótimas opções de presentes que a sua loja oferece para homens e mulheres.

2. Estímulos de venda: treine sua equipe para falar destes produtos, dos kits feitos para a data, dos novos perfumes que chegaram, das embalagens personalizadas. Materiais de comunicação e uma equipe bem treinada são elementos chave para que a consideração da compra, no seu ponto de venda, realmente aconteçam. Tenha em mente que um bom vendedor não é aquele vende, mas sim aquele que ajuda o cliente a comprar, superando suas expectativas e suprindo as suas necessidades e desejos.

3. Utilize a internet a seu favor: use a abuse (no melhor sentido) das redes sociais, dos stories e da comunicação on-line como um todo para atrair seus clientes à sua loja, informando as opções de presentes para este dia.

4. Exposição estratégica dentro do fluxo de compra: é muito importante que os produtos oferecidos para compra, para este Dia dos Namorados, estejam muito bem expostos e muito bem localizados dentro da loja, respeitando o fluxo de compra e explorando de maneira correta os pontos quentes (de maior interesse) do seu estabelecimento. 

5. Abuse dos kits, das embalagens e dos brindes: tudo que chame atenção com bom gosto e que desperte o desejo de compra e a impressão de estar realizando uma “compra inteligente”, com algum benefício.

6. Ofereça o pacote completo: proporcione ao cliente um embrulho diferenciado, um cartão personalizado, um brinde romântico atrelado a compra do presente ou do kit sugerido. Dê motivos para ele escolher a sua loja como a escolhida para comprar o presente para sua namorada ou namorado!

7. Sugira os produtos com maior desejo e de maior valor agregado, nesta data: as pessoas estão mais propícias a gastar por haver um apelo emocional forte nesta data comemorativa!

             Sugestão de produtos que devem estar expostos de maneira diferenciada e muito bem comunicada, como ideias de presente:

             Exemplos de presentes para eles: barbeadores elétricos, perfumes, loções pré e pós barba.

             Exemplos de presentes para elas: maquiagens, perfumes, hidratantes e dermoscosméticos.

8. Crie pontos extras para expor e oferecer esses produtos: além dos pontos naturais e ilhas estratégicas, aproveite as pontas de gôndola, os displays inteligentes; gôndolas para destaques e os cestos promocionais, para destacar os produtos. As filas inteligentes, área de checkout, categoria de cabelos e áreas próximas ao balcão de medicamentos também merecem uma atenção especial, por serem áreas quentes (de maior procura e interesse) da loja. Vale ressaltar que o mobiliário correto, o apelo visual, a iluminação e a localização dos produtos são fatores essenciais para o sucesso das compras.

9. Explore também a exposição de produtos relacionados a intimidade do casal, como preservativos, lubrificantes, óleos massageadores e correlatos. Muitos consumidores têm vergonha de adquirir certos produtos em pontos de venda específicos como os Sex Shops e podem ver no seu estabelecimento uma ótima opção de acrescentar esses produtos à sua cesta de compra, especialmente para esta data comemorativa. 

10. Lembre-se de criar um ambiente agradável que favoreça a compra e a lembrança de presentear nesta data. Tenha em mente que o atendimento impecável é um fator determinante e que mais importante que criar motivos para irem à sua loja, é criar motivos para que voltem, sempre!

Boa sorte e ótimas vendas!

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Autora: Camila Dalmédico – Mestre em Direção de Marketing e Marketing Metalfarma