Aumente as suas vendas com o Dia dos Namorados!

A sua loja está preparada para bombar suas vendas nesta data comemorativa?

O dia mais apaixonado do ano está chegando e a pergunta é: você sabe aproveitar essa oportunidade para vender mais?

Para se ter uma noção, no ano passado, 62% dos brasileiros foram às compras para presentear no Dia dos Namorados, o que injetou aproximadamente 15,6 bilhões de reais, segundo a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). 

Apesar das roupas serem os presentes mais procurados por quem vai presentear, com 41% das intenções de compra, os perfumes ou cosméticos, ficam em segundo lugar, com 34% das intenções de compra, seguido por calçados (22%) e jantares (18%). Completam o ranking ainda os bombons e chocolates (17%) e acessórios, como bijuterias, cintos, óculos e relógios (com 17%); esses números mostram o potencial que sua farmácia ou perfumaria tem, de faturar com a data, sendo um ponto de venda que oferece boa parte destes produtos.

Lembre-se: o que você precisa fazer é utilizar de criatividade e estratégia para lembrar seu cliente que o seu estabelecimento é uma ótima opção para fazer a compra do presente do Dia dos Namorados neste ano. 

Como?

1) Estímulos visuais e de venda: decore a sua loja com o tema desta data comemorativa, lembrando-os que o Dia dos Namorados está chegando, divulgando as ótimas opções de presentes que a sua loja oferece para ele e para ela. Treine sua equipe para falar destes produtos, dos kits feitos para a data, dos novos perfumes que chegaram, das embalagens personalizadas. Materiais de comunicação e uma equipe bem treinada são elementos chave para que a consideração da compra, no seu ponto de venda, realmente aconteçam. Tenha em mente que um bom vendedor não é aquele vende, mas sim aquele que ajuda o cliente a comprar, superando suas expectativas e suprindo as suas necessidades e desejos.

2) Utilize a internet a seu favor: não é segredo para ninguém que estar presente nas redes sociais é de extrema importância nos dias de hoje e utilizar as facilidades para se comunicar e propagar suas promoções ao seu público através destas ferramentas, torna-se cada vez mais necessário. Invista nas redes sociais, abuse dos stories e da comunicação online como um todo para atrair seus clientes à sua loja, informando as opções de presentes para este dia.

3) Exposição estratégica dentro do fluxo de compra: é muito importante que os produtos oferecidos para compra, para este Dia dos Namorados, estejam muito bem expostos e muito bem localizados dentro da loja, respeitando o fluxo de compra e explorando de maneira correta os pontos quentes o seu estabelecimento. O mobiliário correto para exposição dos itens, o apelo visual, a iluminação e a localização dos produtos são fatores também essenciais para o sucesso das compras.

Quais produtos devem estar expostos estrategicamente para esta data comemorativa?

Exemplos de presentes para eles: barbeadores elétricos, perfumes, loções pré e pós barba.
Exemplos de presentes para elas: maquiagens, perfumes, dermoscosméticos.

Abuse dos kits, das embalagens e dos brindes; tudo que chame atenção com bom gosto e que desperte o desejo de compra e a impressão de estar realizando uma “compra inteligente”, com algum benefício.

Onde posicionar esses produtos?
Além dos pontos naturais e ilhas estratégicas, aproveite as pontas de gôndola, os displays inteligentes; gôndolas para destaques e os cestos promocionais, para destacar os produtos. As filas inteligentes, área de checkout, categoria de cabelos e áreas próximas ao balcão de medicamentos também merecem uma atenção especial, por serem áreas quentes da loja.

DICA:
Explore também a exposição de produtos relacionados a intimidade do casal, como preservativos, lubrificantes, óleos massageadores e correlatos. Muitos consumidores têm vergonha de adquirir certos produtos em pontos de venda específicos como os Sex Shops e podem ver no seu estabelecimento uma ótima opção de acrescentar esses produtos à sua cesta de compra, especialmente para esta data comemorativa. 

Lembre-se de criar um ambiente que favoreça a compra e a lembrança de presentear nesta data, ou seja, utilize essas estratégias para acionar essa lembrança, para que seus clientes consideram a sua loja como uma excelente opção de onde procurar pelo presente de seu parceiro ou parceira. Tenha em mente que o atendimento impecável é um fator determinante e que mais importante que criar motivos para irem à sua loja, é criar motivos para que voltem, sempre!

Boa sorte e ótimas vendas!