Como nasce um novo produto?

Quando vemos uma farmácia funcionando, com seus clientes circulando pela loja e escolhendo entre um produto e outro, expostos nas gôndolas, nem imaginamos que por trás de toda essa estrutura existe uma equipe gigante que trabalha para que cada mobiliário proporcione o melhor resultado para esta loja.

Vamos te dar um exemplo: percebemos a necessidade de entregar ao mercado uma opção a mais de checkout, ou “balcão caixa”, que proporcionasse um melhor resultado na compra de conveniência da loja. A partir daí, nossos engenheiros de produto e de produção se juntaram para estudar o novo produto e iniciar alguns testes que consideram desde a parte mais técnica, como a criação do plano de corte e aproveitamento de matéria prima até a utilização do produto, pela ótica do profissional que trabalhará atrás deste balcão, seguindo as normas de ergonomia atuais.

Tudo é pensado, avaliado e criado, considerando:

  • 1. Exigências da legislação, tanto da indústria farmacêutica como da moveleira, que têm impacto direto no tipo de acabamento e medidas de todos os produtos, dependendo de sua utilização final;

  • 2. Tendências do varejo farma e de perfumarias, estudadas por nossa equipe de desenvolvimento de produto e de projeto nos próprios pontos de venda, em âmbito nacional e internacional, nos maiores eventos de varejo mundiais;

  • 3. Facilidade de uso, adaptação dos acessórios e funcionalidade da loja, com o objetivo de entregar ao lojista uma loja que não seja engessada por mobiliários que não entreguem flexibilidade e adaptabilidade conforme sua necessidade;

  • 4. Comportamento do consumidor, que é quem de fato, está no final da linha e decide por frequentar e comprar (ou não) naquele ponto de venda.

Com todas essas particularidades analisadas, inicia-se o processo de criação do produto por um desenho técnico e posterior criação e planificação das peças nos softwares específicos de desenhos industriais, onde cada detalhe é pensado para ganho de agilidade no processo de produção, impactando em custo, qualidade e economia.

Para que os produtos obtenham sempre qualidade superior, investimos muito em tecnologia e maquinário. Particularidades que parecem simples, como o tipo de corte no aço, podem fazer a diferença na peça final, dessa maneira nosso aço é cortado por nitrogênio, que consegue dar um acabamento superior na peça final, quando comparado ao corte por oxigênio, utilizado na maioria das metalúrgicas.

A espessura da chapa de aço também é um “detalhe” que precisa ser levado em consideração. Em algumas partes do mobiliário são utilizadas chapas de aço mais espessas para aguentar o peso dos acessórios que serão ali acoplados.

Nas etapas finais, faz-se um protótipo do mobiliário avaliando a montagem do produto e sua respectiva facilidade na linha de produção. Após receber a pintura eletrostática, o produto sobe para o showroom laboratório da Metalfarma, onde é testado e avaliado por donos de loja, indústria e especialistas em desenvolvimento de varejo para que sejam feitos os ajustes, quando necessários, e assim proporcionarmos sempre ao mercado, em primeira mão, o que há de mais moderno e com maior qualidade possível no que se diz respeito a estrutura e mobiliário de loja, com foco em resultado.

Pronto, agora você já tem uma ideia do que envolve a parte de pesquisa e desenvolvimento de cada novo produto criado pela Metalfarma.

É verdade que após lançados, não é difícil, depois de algum tempo, encontrarmos produtos similares no mercado, porém nossa dica é que você, lojista, certifique-se de todos os atributos do mobiliário, uma vez que a junção de todos os detalhes é que faz a diferença. São os mesmos acabamentos? A paleta de cor utilizada em mobiliários específicos como o GC de MIPs, é exatamente a mesma? E quanto as medidas? Flexibilidade? Pintura? Matéria prima?

Ficamos tristes quando vemos algo similar, mas que não traz o resultado esperado. Busque saber se é um produto desenvolvido e vendido com responsabilidade e aí sim, desejamos ótimas vendas! Afinal, queremos fazer parte do sucesso e crescimento de vocês!