Confira como você pode vender mais neste Natal!

É isso mesmo... vamos piscar e a mágica do Natal estará invadindo nossas casas e centros comerciais!

A partir de hoje, faltam apenas 13 domingos para o Natal e a pergunta que não quer calar é: e a sua loja, como está se preparando para a data?

Nem precisamos dizer que o Natal é a data mais esperada pelo varejo como um todo: férias de verão, décimo terceiro, hábito de trocas de presentes... são vários os fatores que aumentam o potencial de compra dos consumidores nesta época do ano e você precisa estar preparado para proporcionar aos seus clientes uma atmosfera de compra surpreendente, necessária e propícia para a data! Como? Confira nossas dicas:

1)     Em primeiro lugar, lembre-se que uma loja bonita, decorada, com material promocional bem elaborado e que trabalha bem sua comunicação, atrai mais gente.

2)     Melhor ainda se sua equipe estiver no clima e bem treinada, sabendo de todas as ofertas e opções de presente que podem ser oferecidas a quem entrar na loja.

 3)     Pontas de gôndola, cestos promocionais, cestos para destaque, cestos giratórios, displays estratégicos, módulo específico para dermocosméticos: tire proveito dos mobiliários estratégicos e posicione-os em pontos quentes da loja (ou seja, aqueles com maior fluxo de clientes) para expor as diferentes opções de presentes e produtos com alta demanda devido a época festiva e de férias, para muita gente.

 4)     Protetor e bronzeador solar, hidratante labial e corporal, hidratante pós sol, descolorantes, maquiagens, tintura para cabelo, isotônicos: são exemplos de produtos com aumento de demanda nesta época e que merecem um destaque especial na exposição ou criação de ponto extra!

 5)     Monte Kits para presentear: capriche nas embalagens e nas comunicações! Crie uma atmosfera de compra na qual seu cliente passe a considerar SUA loja para comprar os presentes para a família, amigos, mimos para colegas de trabalho, amigo secreto e etc...

 6)     Utilize a internet a seu favor! Fomentar suas redes sociais mostrando sua loja decorada, suas promoções, kits e opções para presentes é uma excelente maneira de atrair seus clientes para o seu ponto de venda.

7)     Caso a sua loja tenha e-commerce, é hora de divulgar estrategicamente esses produtos de maior demanda e de abusar visualmente dos temas natalinos nesta plataforma.

8)     Crie sempre um motivo para seu cliente ir à drogaria! Seja qual for o motivo (aproveitar as promoções, comprar um presente, acumular pontos, participar de um sorteio, falar com o seu farmacêutico, etc...). Tenha em mente que mais importante que criar motivos para irem à sua drogaria, é criar motivos para que voltem, sempre!

Vale lembrar que entidades varejistas como um todo estimam que as datas comemorativas são capazes de aumentar a rentabilidade de uma loja entre 8% e 12%, dependendo da celebração e que segundo pesquisa do SEBRAE, as datas mais tradicionais, como Natal e Dia das Mães, são ainda mais fortes, gerando até 25% a mais de lucratividade para o varejista, ou seja, ficar de fora sem se preparar para esta oportunidade, não é uma opção.

O seu papel, portanto, é fazer com que seus clientes enxerguem a sua loja como local de compra de presentes e mimos típicos da época, além de encontrar, neste mesmo ponto de venda, boa parte do que precisa para curtir suas férias.

Faltam 13 domingos até lá. Dá tempo de colocar nossas dicas em prática para faturar muito mais nessa época.

Mãos a obra e ótimas vendas!!!  


Autora: Camila Dalmédico – Mestre em Direção de Marketing e Marketing Metalfarma