Conheça o Móvel Coletor de Medicamentos criado pela Metalfarma

A necessidade da destinação de medicamentos vencidos ou em desuso foi identificada há anos pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos, mas foi em 2020, com o Decreto Federal n° 10.388, que foram fornecidos os direcionamentos para a implantação da logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso em todo o país.


Solução para farmácias que aderirem à logística reversa de medicamentos

Vigente desde dezembro de 2020, o decreto é um passo em direção a uma regulamentação desse processo, que envolve varejo farmacêutico, distribuidoras e indústria. A determinação federal é que todas as cidades brasileiras com mais de 100.000 habitantes contem com um ponto de coleta de medicamentos em farmácias a cada 10.000 habitantes, em um período de 5 anos. 

Vale dizer que o Estado de São Paulo saiu à frente e oficializou junto à CETESB um acordo que garante a instalação de 2.852 pontos de coleta de medicamentos no estado até o final deste ano, o que representa 1 ponto de coleta para cada 10 mil habitantes em municípios acima de 200 mil habitantes, atingindo 41 municípios paulistas. 


Descarte correto

Atendendo a essa nova necessidade do mercado e como forma de contribuir para o processo de descarte consciente de medicamentos, a Metalfarma desenvolveu um móvel específico coletor de medicamentos, preparado para negociações com a indústria e pensado em cada detalhe para facilitar a vida do lojista e profissionais envolvidos no processo de coleta e logística reversa de medicamentos.

Como é o móvel coletor de medicamentos desenvolvido pela Metalfarma®?

  • Produzido em madeira, nosso móvel coletor conta com 2 bocais plásticos no tampo: um para coleta de caixas e bulas (embalagem secundária) e outro para coleta dos medicamentos (em suas embalagens primárias), ambos com mecanismo antiretorno, impedindo que o consumidor tenha acesso ao que foi descartado.
  • Nossa solução conta ainda com divisão interna, também em madeira, e suportes em aço para acomodar os sacos plásticos (não inclusos no produto) de 50 litros cada, além de porta traseira com fechadura e visores frontais para verificação do nível de descarte.
  • Comunicação personalizável (para possíveis negociações com a indústria) e pés niveladores. 
  • Medidas: 500x435x960mm (LxPxA) até o tampo / 500x435x1160mm (LxPxA) total.


Confira em primeira mão o Móvel Coletor de Medicamentos da Metalfarma®:


Você pode saber mais sobre a logística reversa de medicamentos, assim como obter contatos dos comitês técnicos e do GAP, em: logmed.org.br

A Metalfarma®, líder em mobiliário e planejamento farmacêutico, apresenta sua solução para o descarte correto de medicamentos nas farmácias com grande satisfação, por poder, mais uma vez, contribuir para o bom resultado e funcionamento do canal farma e informa que este produto está em conformidade com todas as regulamentações vigentes referentes a logística reversa de medicamentos.

Acerte ao investir, sem correr o risco de adquirir um móvel coletor fora da legislação.

Para solicitar o seu orçamento entre em contato através do nosso formulárioInvista com quem entende do assunto!

Obs. O móvel de descarte (ou coletor) de medicamentos criado pela Metalfarma® foi desenvolvido de acordo com as orientações do Decreto Federal 10.388, norma brasileira ABNT NBR 16457 e documento RFP (versão 1 – junho 2021) do GAP, documentos disponíveis até a data presente, que regulamentam o procedimento da logística reversa de medicamentos de uso humano vencidos e/ou em desuso, além de informar as decisões do GAP (Grupo de Acompanhamento de Performance) responsável.

Confira também como a Metalfarma® participa do ciclo de logística reversa com nossos resíduos industriais, aqui.