Dia das mães vem aí: oportunidade para as drogarias e perfumarias

Falta menos de um mês para a segunda data anual mais rentável para o varejo. O dia das mães perde somente para o natal em vendas, por isso é importante que as lojas planejem seu estoque e sua estratégia, tanto de vendas e comunicação quanto de exposição.

É verdade que a pandemia afetou essa data comemorativa no ano passado e que houve uma diminuição da renda média do brasileiro, o que explica alguns veículos especializados em varejo indicarem que em 2021 prevalecerão as chamadas “lembrancinhas” para presentear neste tipo de data comemorativa e é aí que farmácias e perfumarias precisam ser criativas ao oferecerem em seus pontos de venda ótimas opções para realização desse tipo de compra.

Os produtos de HPPC (higiene pessoal, perfumaria e cosmético) são uma excelente pedida de presente para a data, uma vez que existe uma demanda crescente e novos comportamentos de consumo referentes a alguns produtos deste universo, por isso, a farmácia ou perfumaria que estiver preparada pode (e deve) se destacar. 

Tenha em mente que desde o início da pandemia o interesse pelo autocuidado vem crescendo consideravelmente, como mostram os dados da ABIHPEC, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos, que destacam o crescimento expressivo nas vendas de produtos de cuidados para a pele do rosto e do corpo. O portal New Trade, divulgou ainda que, em 2020, as máscaras de tratamento facial venderam 91% a mais e os esfoliantes corporais tiveram alta de mais de 150% comparados ao ano anterior.

Então, sabendo dessa crescente demanda e com a chegada da data que marca a procura pelas lembrancinhas da vez, por que não fazer da sua loja um ambiente de compra ideal para o presente do dia das mães? 

Confira abaixo 5 dicas para vender mais nesse Dia das Mães:

1) Presentes com cara de presente: sim, o seu cliente precisa visualizar que está diante de uma opção para presentear. Uma maneira de fazer isso é preparar kits de maquiagem, dermocosméticos, ou mesmo um pacote para um banho relaxante. Disponibilizar embalagens especiais para os produtos que você já vende é uma outra opção. Lembre-se que o dia das mães é uma data muito ligada ao afeto, seja qual for a faixa de preço do presente, ele deve remeter a um carinho especial.

2) Comunique seu cliente! Eles precisam saber que em sua loja existem opções de presentes para suas mães, esposas, filhas, avós. Use suas redes sociais para isso, seu site, e-commerce, e claro, os funcionários do seu ponto de venda. Sua equipe deverá estar bem preparada para oferecer os presentes que a sua loja bolou para essa data. Lembre-se também que sua loja conversa com seu cliente através da comunicação visual. Considere utilizar imagens e dizeres que remetam ao ato de presentear.

3) Considere quem será o seu comprador e o caminho que ele ou ela costuma fazer em sua loja. As opções de presente deverão ficar nos pontos quentes do seu ponto de venda, ou seja, aqueles por onde esse cliente tem mais probabilidade de passar. Se a sua loja tem um layout inteligente, o cliente provavelmente vai caminhar mais pela sua área de autosserviço e terá tempo de considerar todas as opções de presente que você comunicar.

4) Destaque seus produtos! Use e abuse dos seus mobiliários estratégicos como  pontas de gôndola, cestos promocionais, cestos para destaque, cestos giratórios, displays estratégicos, módulo específico para dermocosméticos para melhor exposição e consequentemente maior incentivo à compra desses produtos.

5) Se aproprie das características e diferenciais do seu negócio! Se você tem dermoconsultoras, ou se trabalhar com influenciadores bomba a sua perfumaria, incorpore à sua estratégia comercial para o dia das mães essas práticas que você já tem como vantagem.

Bons preparativos e boas vendas! Conte com a Metalfarma como parceiro estratégico para layoutizar e produzir os melhores móveis para a sua farmácia ou perfumaria. Lembre-se que sua estrutura de loja e seu layout, quando bem feitos, facilitam muito a sua vida na hora de criar a melhor experiência de compra para seu cliente em qualquer dia do ano!