Dia dos Namorados 2021: Transforme sua farmácia no local ideal para a compra de presentes!

O dia mais apaixonado do ano se aproxima e com ele, a oportunidade da sua farmácia ou perfumaria aumentar seu faturamento com a data, pela importância da mesma dentro do calendário promocional do varejo.

Antes de mais nada, confira aqui nossas 10 dicas de como a sua loja pode vender mais no Dia dos Namorados.

Agora, vamos ver as informações que foram levantadas durante esse tempo todo de isolamento que podem nos ajudar a entender o comportamento do consumidor nessa data.

Entenda por que investir em sua categoria de perfumaria nesta data

Como dissemos em nossas dicas para o Dia das Mães, a partir do início da pandemia houve um aumento de demanda por produtos de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), com destaque aos relacionados ao autocuidado, que nesta data, portanto, podem ser oferecidos de maneiras estratégicas nas lojas, como opções ideais de presentes para eles ou para elas.

Outra informação animadora para as farmácias e perfumarias vem do levantamento* da Fecomércio-SC, que constatou que perfumes e cosméticos são a segunda categoria mais procurada para compra de presentes para os casais, para o Dia dos Namorados deste ano, com 18,4% das intenções de compra, perdendo somente para vestuário.

*(entrevista realizada com mais de mil consumidores de 7 cidades de Santa Catarina)


De olho na loja física – sua drogaria chama a atenção?

Observando os resultados dos clientes que montam ou reformam suas lojas conosco, sempre dizemos que o combo layout + mobiliário inteligente faz toda a diferença no faturamento de uma loja. Será que a ampliação do digital e do “pague e busque” diminui a necessidade dessa atenção e cuidado com a loja física?

Nada disso, sobretudo nas datas sazonais! Uma pesquisa do google, realizada no ano passado com dados de circulação do aplicativo Waze , aponta que a sazonalidade aumentou de forma expressiva as rotas até pontos comerciais físicos nos três dias que antecedem as datas comemorativas em comparação com os três meses anteriores.

Ou seja, no Dia dos Namorados de 2020, (já em pandemia), o consumidor procurou sim pela loja física, provocando uma circulação 38% maior nos três dias que antecederam a data, quando comparada aos 3 meses anteriores. Para se ter uma ideia, em 2019 essa diferença de circulação foi de apenas 5%. Isso valeu para outras datas também como Black Friday e Natal.

Na análise do google isso é prova de um modelo híbrido de consumo, em que as pessoas pesquisam na internet mas ainda querem, em grande parte, comprar presencialmente.

Por isso seguem válidas as dicas de decorar o ambiente e preparar sua loja de acordo com a data comemorativa para atrair seu cliente. Além disso você pode usar a seu favor as pontas de gôndolas, cestos de oferta, displays, módulos para dermocosméticos e demais mobiliários que dão destaque estratégico ao presente oferecido para data ou produto sazonal.


De última hora, mas de coração 

Um hábito brasileiro que não mudou com a pandemia foi a mania de deixar tudo para a última hora.

No Dia das Mães de 2020 (primeira data comemorativa afetada pela pandemia), os supermercados, estabelecimentos de atividade essencial assim como as farmácias, tiveram um aumento de 12% nas vendas. Já na véspera de Natal, a procura por locais de compra no waze foi a maior do ano.

O levantamento da Fecomércio vai de encontro com esse dado: o mesmo estudo indicou que 75% dos entrevistados pretendia comprar os presentes na própria semana do Dia dos Namorados.

Viu só? Não é desleixo, é só a nossa cultura! E a sua loja pode facilitar essa compra oferecendo de maneira estratégica o presentinho - ou presentão - que vai demonstrar atenção e carinho aos apaixonados.

A todas as farmácias e perfumarias, desejamos ótimas vendas!

Conte conosco para somar com layout e mobiliários inteligentes a todas as estratégias que você vai bolar para as próximas datas comemorativas, será um prazer fazer parte do seu sucesso e crescimento!