Dia dos Pais: faça da sua farmácia um local de compra de presentes e alavanque suas vendas!

No segundo de domingo de agosto (08), os brasileiros comemoram o Dia dos Pais e a sua farmácia pode vender mais ao proporcionar, durante estas próximas semanas, um local propício para as compras dos filhos, cônjuges e demais pessoas que homenagearão pais com presentes neste ano.

Categorias como perfumes e cosméticos tendem a ter um bom desempenho nessa data; o levantamento da Fecomercio-SC, por exemplo, indica que que esses produtos estão entre os preferidos dos catarinenses para presentear os pais em 2021.

Antes de mais nada, queremos te alertar o seguinte: essa categoria de produtos, voltada ao autocuidado masculino, merece toda a sua atenção como varejo de higiene e beleza, esteja você onde estiver (e não só nesta data comemorativa) e é sobre isso que queremos te explicar antes mesmo de te dar dicas para alavancar suas vendas neste Dia dos Pais!

Beleza masculina, um nicho a ser explorado por sua drogaria

Em 2018, a pesquisa “Cosmentology”, realizada pelo Grupo Croma em parceria com a Netquest, já apontava uma procura crescente por cosméticos entre os homens: naquele ano, 39% dos entrevistados se declararam novos adeptos ao consumo desses produtos.

Essa mudança comportamental também foi registrada pelo Sebrae como uma das macrotendências para novos negócios de 2020/2021. A instituição explica que o cuidado com a saúde e beleza agora são entendidos como “coisa de macho” também, observe: a exigência constante de demonstração de força e poder, bem como a omissão de vulnerabilidade e a negligência com o autocuidado, tão cobradas e até incentivadas pela sociedade por muito tempo, agora mudam de figura. O movimento atual abre espaço para que o homem seja sentimental, delicado, cuide de sua saúde, beleza, bem-estar e do próprio lar, afinal estes são aspectos fundamentais humanos. 

DICA: os pontos de venda que oferecerem produtos voltados ao autocuidado masculino, com mix diferenciado, no mobiliário, local e com comunicação adequada, nadam a favor de uma maré ainda não tão bem explorada por muitos, diferenciando-se dos demais!

Use e abuse de seu atendimento on-line (e se ainda não o tem, repense essa estratégia)!

Faça um bom uso das ferramentas digitais que você tem à disposição, tanto para divulgar quanto para realizar reservas e vendas das promoções e kits específicos para a data comemorativa. A busca por esses presentes no mundo on-line também merece sua atenção: segundo uma pesquisa realizada pelo Boa Vista - SCPC, revela que a procura por compras on-line para o Dia dos Pais cresceu 142% em 2020, o que já era considerado pela instituição uma mudança de comportamento do consumidor.

Destaque as opções de presente para os Dia dos Pais em sua farmácia

Preparar a loja física para a data comemorativa é sempre fundamental, sobretudo nas farmácias, que por terem horário de funcionamento mais flexível, funcionam muitas vezes como um local propício para compras por impulso ou de última hora.

Além de comunicações visuais e sinalizações dos produtos ofertados, preparar sua equipe para comunicar aos clientes sobre as opções de presente, é fundamental! Tenha em mente também, que para criar um ambiente de compra favorável para esta data sazonal, é necessário usar os mobiliários da sua loja ao seu favor. Coloque sua estrutura de loja para trabalhar por você destacando as opções de presente em mobiliários específicos e em pontos quentes da sua loja, ou seja, onde a circulação de clientes é maior.

Ilhas de cestos promocionais de madeira ou aço, displays específicos para pontos extras como móvel ilha, display cross e checkstand, pontas de gôndola diferenciadas, cestos destaque, cestos giratórios e móveis de parede para beleza especial ou para dermocosméticos são alguns exemplos de mobiliários inteligentes dos quais você deve tirar proveito para aumentar a visibilidade, acessibilidade e desejo de compra dos produtos ofertados ou em destaque nesta data sazonal!

Agora, mãos à obra e ótimas vendas!