Novembro Azul: tempo de lembrar da saúde reprodutiva dos homens

Novembro chegou dando início à campanha de conscientização e prevenção do câncer de próstata, também na Metalfarma!

Você já sabe que nas farmácias as mulheres são mais assíduas que os homens. Mas será que é verdade que elas cuidam mais da própria saúde que eles?

Os dados mais recentes da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE em 2019, indicam que sim. Dentre os entrevistados que procuraram algum serviço de saúde nos 6 meses anteriores à entrevista 30,1% eram homens, e 69,9% eram mulheres.

“Isso pode estar relacionado com aspectos culturais e estruturais de uma sociedade em que as mulheres ainda são as principais responsáveis pelos cuidados da família e pelos cuidados da própria saúde, incluindo a reprodutiva, o que pode levar a um nível maior de cadastramento e utilização por elas nas unidades de saúde” - PNS 2019

Sabendo dessa resistência e pensando na saúde dos nossos colaboradores, a Metalfarma, mais uma vez, aderiu à causa do Novembro Azul! As máscaras rosas, utilizadas no Outubro Rosa, dão lugar às máscaras azuis, que além de nos ajudarem na prevenção da COVID-19, este mês levam o símbolo da campanha de conscientização do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais frequente entre homens, depois do câncer de pele (INCA).

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata pode ser assintomático em fase inicial, mas alguns sinais de alerta para a saúde do sistema reprodutivo masculino são:

  • Dificuldade de urinar
  • Diminuição no jato de urina
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
  • Sangue na urina

Idade acima de 50 anos, obesidade e histórico familiar de câncer de próstata são fatores de risco. Recomenda-se que todo homem, a partir dos 45 anos com fatores de risco e a partir dos 50, sem fatores de risco, consultem anualmente seu urologista, como forma de prevenção.

Vamos juntos espalhar a informação e quebrar o tabu! O autocuidado é para todos.

Confira as fotos de nossa campanha interna: