Sua loja já está preparada para o Natal?

Acredite se quiser: em pouco mais de um mês estaremos trocando presentes, sentindo o cheirinho das comidas típicas do dia e comemorando com nossas famílias e amigos... É isso mesmo, uma das datas mais esperadas pelo varejo (e por todos nós), o Natal,  está chegando e sua loja pode ajudar a deixar essa época do ano ainda mais encantadora para seus clientes, além, é claro, de aumentar consideravelmente as suas vendas pelo grande potencial comercial desta data comemorativa. Quer saber como? Confira nossas dicas abaixo:

Lembre-se que os ganhos são proporcionais aos investimentos; uma loja bonita, decorada, com material promocional bem elaborado e que trabalha bem a sua comunicação e divulgação, atrai mais gente. 

Em entrevista ao Guia da Farmácia, o consultor do Sebrae, José Carmo Vieira, explica que entidades varejistas como um todo estimam que as datas comemorativas são capazes de aumentar a rentabilidade de uma loja entre 8% e 12%, dependendo da celebração. Mas as datas mais tradicionais, como Natal e Dia das Mães, são ainda mais fortes, gerando até 25% a mais de lucratividade para o varejista.

Dentro do varejo farmacêutico existe um desafio maior, pois muitos ainda não enxergam a farmácia como espaço para a compra de presentes. Mas, de acordo com especialistas, todo o varejo sofre influência do calendário promocional. Ficar de fora não é uma opção. Ainda que as farmácias não sejam o destino principal às compras de Natal, o clima de festa e o 13º salário já são suficientes para deixar os clientes mais animados e mais propensos à estas compras.

Aproveite para treinar a sua equipe para que ofereçam soluções de presentes que podem ser comprados em sua loja. Lembre-se que um bom vendedor não vende, ajuda o cliente a comprar superando suas expectativas e suprindo seus desejos e necessidades!

Kits com embalagens bonitas e festivas podem ser feitos para homens e mulheres e até mesmo voltados para o público infantil. Perfumes, maquiagens, dermocosméticos; abuse da exposição destes produtos, explore suas pontas de gôndolas, displays promocionais e outras áreas quentes da loja como o checkout e balcão de medicamentos para atrair a atenção de seus clientes.

Ah! Lembre-se que junto com o Natal vem as férias de verão e que dessa forma, é interessante que sua loja também trabalhe bem o sortimento de verão, já que a demanda por produtos dessa categoria também cresce nesta época do ano.

Desejamos à todos muito sucesso, muita criatividade e ótimas estratégias para que seus clientes fiquem ainda mais encantados com a sua loja nesta época tão gostosa do ano! Ótimas vendas!!!