Sustentabilidade: como destinamos nossos resíduos industriais?

Quando analisamos a idoneidade de uma empresa, conhecer também suas ações sociais e de responsabilidade ambiental, além de seus produtos e resultados, torna-se necessário para nos identificarmos com os valores da companhia.

Por isso, achamos importante dividir com você algumas de nossas ações para reduzir o nosso impacto ambiental no mundo.

Uso de tecnologia

Investir em tecnologia de ponta não serve apenas para inovar e aumentar a capacidade de produção. Serve também para otimizar o uso da matéria prima e gerar menos sucata.

Além disso, ajustes em nosso processo produtivo também somam para esta responsabilidade: reduzimos ao longo dos anos o uso de solda em nossa metalúrgica, diminuindo as emissões dos fumos produzidos por essa técnica e melhorando o nível de acabamento de nossas peças, proporcionando maior durabilidade e flexibilidade aos nossos produtos, agregando valor também às lojas de nossos clientes.

Novos destinos para sucata

No fim de 2020, quando grande parte da matéria prima ficou escassa devido à pandemia, reutilizar as caixas de papelão que vêm dos nossos fornecedores tornou-se uma prática ainda mais comum.

Outra solução que encontramos para que nossos resíduos sejam reutilizados é o aspirador industrial da nossa marcenaria, que coleta todo o pó de serra. Esse pó é então encaminhado à indústria de cerâmicos e ganha um novo destino.

Reciclar sempre

A reciclagem é uma forma de diminuir a poluição, aumentar a vida útil dos aterros e ainda gerar renda e empregos. Na Metalfarma, separamos resíduos de plástico e papel para a reciclagem tradicional. Resíduos de aço, alumínio, vidro, toner e o óleo usado das máquinas, são coletados por empresas que fazem logística reversa e gestão ambiental de resíduos industriais. No caso do vidro, é o nosso próprio fornecedor quem faz essa logística.

Fornecedores confiáveis

Escolher onde e com quem investir nosso orçamento é uma parte importante dessa lógica de sustentabilidade. É por isso que compramos nossa matéria prima de indústrias confiáveis e adequadamente certificadas em questão de excelência em matéria prima e responsabilidade ambiental: ArcelorMittal e CSN (aço), Duratex e Eucatex (madeira), WEG (tinta pó eletrostática para aço).  

Assim, sabemos que a madeira utilizada em nossos móveis em madeira nunca é produzida de maneira ilícita, prática que causa danos ambientais e sociais.

A pintura de nosso móveis em aço, por exemplo, é feita por uma empresa qualificada também no tratamento da água que utiliza em seu processo industrial.

Essas escolhas nos deixam tranquilos em relação à qualidade da matéria prima que compõe nossos produtos, já que esse é um dos fatores determinantes para a durabilidade do mobiliário da sua farmácia e em relação à gestão do impacto ambiental das etapas anteriores ao processo de produção de uma drogaria com estrutura de loja altamente durável, flexível e rentável.

Conheça você também o que está por trás do processo de produção de seus fornecedores, isso pode te ajudar em seu processo de decisão e a entender o nível de seriedade e comprometimento com o todo, de cada um deles!