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Dia dos Pais 2023 e a farmácia competitiva

No próximo domingo, dia 13 de agosto, acontece o Dia dos Pais, com oportunidades para o varejo, inclusive as farmácias. Afinal, os perfumes e cosméticos estão entre os presentes mais procurados. 

A expectativa, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio divulgados pela Agência Brasil, é de um volume de R$7,67 bilhões em vendas. Desse montante, R$1,16 bilhão é a projeção das vendas das categorias de perfumes e cosméticos. Cabe a cada loja, comunicar a presença desses itens presenteáveis e surpreender o consumidor para conquistar a venda.

Confira alguns dados e dicas para turbinar as vendas até esse domingo.

Ofereça conveniência e fluidez na jornada de compra

Conforme o habitual, a maioria dos clientes que comemoram essa data comemorativa compra com pouca antecedência. Uma pesquisa do Reclame Aqui em parceria com a Linx indica que 78% daqueles que presenteiam no próximo domingo devem comprar nesta semana. Portanto, ainda é tempo de destacar as possibilidades que sua drogaria tem a oferecer.

Outro ponto positivo a ser explorado é a preferência pela loja física. A Fecomércio do Paraná, por exemplo, apurou que cerca de 70% dos consumidores entrevistados dizem preferir o varejo físico para as compras do Dia dos Pais. Entre os motivos apontados para essa escolha vemos que a conveniência de sair do local com o produto em mãos é uma das vantagens procuradas pelos consumidores. 

Ou seja, há oportunidades para o ponto de vendas que se coloca com clareza como opção nessa data, inclusive as drogarias de bairro, que estão no caminho diário do seu cliente. Para uma experiência mais completa nas vendas de presenteáveis, é interessante que a drogaria disponibilize embalagens e que preste o serviço de embrulhar esses ítens. Ou mesmo que ofereça kits prontos que já possam ser vistos como presentes na gôndola.

Espaços temáticos em drogarias: conheça essa ideia de exposição

Uma forma interessante de disponibilizar esses kits sazonais são os chamados “espaços temáticos”. Essa é uma dica da nossa parceira, a consultora de varejo Silvia OSSO. Nada mais são equipamentos adequados para a exposição de produtos, seja no seu ponto natural ou em pontos extra, onde utilizamos uma linguagem mais envolvente pensando em ocasioões de consumo.

“Já pensou uma ponta de gôndola com o tema ‘seu pai pode estar esperando este presente’ ou ‘Dia 13 é dia dos Pais’ e vários produtos masculinos, sugestivos, arrumados atrativamente? ‘_  indica Silvia.

Em todo caso, o mobiliário que é pensado no dia-a-dia do varejo vai te ajudar nessa empreitada. Uma “Ponta Life”, por exemplo, em que prevemos a possibilidade de troca da comunicação, é uma ótima expositora de ações como essa.


Nas lojas que trabalham com perfumes, pode-se pensar em um ponto extra para as fragrâncias masculinas onde se destaca a possibilidade de presentear o seu pai.

A bola da vez é o Pix

Um consenso entre as pesquisas é a expressividade da participação do Pix como forma de pagamento. De acordo com a pesquisa do Reclame Aqui e da Linx, 28% dos consumidores preferem comprar à vista por esse meio de transferência instantânea. Vale então facilitar o acesso ao QR code e aos demais meios de pagamento.

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