Imagem post

Metalfarma foi à China com a VTI Febrafar 2025

Comitiva visitou empresas com foco em e-commerce, robótica, farmacêuticas e mais para aprender sobre o ecossistema de saúde no país

Entre os dias 15 e 24 de maio de 2025 estivemos em viagem técnica à China promovida pela Febrafar, Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias. Integramos uma comitiva formada por representantes das redes da federação, e fornecedores parceiros.

Visitamos empresas relacionadas a comércio eletrônico, inovação em saúde e conhecemos abordagens para um mercado interno com desafios de que compartilhamos no Brasil: uma área de proporções continentais e um perfil demográfico que transiciona atualmente, com uma população cada vez mais envelhecida.

Do comércio eletrônico às aplicações da IA

Visitamos os grupos empresariais JD e Alibaba, gigantes da tecnologia com plataformas de e-commerce amplamente utilizadas na China e em outros países.

O Alibaba, que conta com 24 unidades de negócio, recebeu nosso grupo em um prédio voltado à área de pesquisa e desenvolvimento, onde operam a Damo Academy, Alibaba Nuvem e Damo Panda. Fomos apresentados às soluções em IA criadas pela empresa para a área da saúde, como por exemplo, uma IA treinada para ser o sistema de apoio à tomada de decisões clínicas.

Fomos também à JD, que tem no cerne de sua operação a logística própria. Foi responsável por soluções de entrega via carro autônomo e drone que foram notícia durante a pandemia de Covid-19. Além disso, é a maior plataforma de telemedicina na China, e integra serviços de saúde como atendimento clínico, exames, seguro saúde.

Nesse ecossistema criado pela companhia, também há uma vertical de desenvolvimento de tecnologia movida a IA para produtos próprios e de terceiros, a JD Cloud. As soluções criadas por esse braço da empresa vão da otimização da cadeia logística, até a criação de avatares para atendimento em saúde ou para live marketing.

Esse método de vendas online em transmissões ao vivo, aliás, foi traduzido ao mundo dos smart phones e atualmente é explorado na plataforma Tik Tok da ByteDance, outra empresa visitada por nossa comitiva. Na China, EUA e em outros países, a plataforma já conta com ferramenta própria de marketplace.

×

Fotos de Bruno Tomasini

Inovação e pesquisa em saúde

Em nossa viagem, fizemos várias paradas em distritos industriais e empresas ligadas à pesquisa na área da saúde. Conhecemos a WuXi, voltada ao desenvolvimento de biológicos (como vacinas e proteínas) e também a Bio2, uma incubadora de empresas de softwares e moléculas inovadoras para a área da saúde.

Tivemos ainda a oportunidade de conhecer o showroom da TmiRob, empresa de robótica com diversas soluções voltadas ao ambiente hospitalar. Alí conhecemos uma equipe jovem, que cria robôs para, por exemplo, otimizar os processos, reduzir os riscos de contaminação e reduzir a demanda de mão de obra nos hospitais.

×

Fotos de Bruno Tomasini

Varejo farmacêutico na China

Entre uma visita guiada e outra, aproveitamos para caminhar pelas ruas de Shanghai e Pequim e entramos em algumas farmácias locais. Observamos algumas diferenças na exposição de produtos, notavelmente a ausência de produtos em blister no autosserviço e a exposição dos medicamentos controlados em armários fechados com vidro.

×

Fotos de Camila Rodero

São 667 mil farmácias na China, mais que 6 vezes a quantidade de PDVs que temos no Brasil. Aprendemos com a IQVIA que maior parte delas se enquadram na classificação de farmácia comunitária, relacionada principalmente à venda de medicamentos isentos de prescrição, mas que atualmente passaram a absorver também prescrições digitais.

Agradecimentos por uma oportunidade memorável

À Febrafar, à Mais Corporativo e aos parceiros que estiveram conosco nessa semana de muito aprendizado, nosso agradecimento. Somos gratos também pelos guias e representantes das empresas que nos recepcionaram.

×

Fotos de Bruno Tomasini

conteúdo relacionado