Imagem post
Farmácia consolida sucesso na aplicação do layout zigue-zague

Farmácia consolida sucesso na aplicação do layout zigue-zague

Aumentar o faturamento de uma farmácia que performa muito acima da média não é simples. Júlio Martins, presidente da rede Drogaria Total e Total Popular encarou o desafio e encontrou soluções em uma proposta inovadora de layout.

No fim de 2020 o empresário expandiu a sua loja matriz Total Popular em Olímpia-SP e procurou a Metalfarma como parceira através do Projeto Transformação, que envolvia um trabalho a quatro mãos com a consultora de varejo Silvia OSSO. 

Localizada perto de um ponto turístico da cidade, a drogaria comportava um mix diferenciado, adaptado também às necessidades do turista. Foi realizado um estudo cuidadoso para oferecer ao empresário um projeto em zigue-zague que abarcasse as particularidades daquele ponto de vendas e que explorasse ao máximo o potencial do espaço.

Afinal, essa já era uma farmácia de faturamento excepcional, com quase R$1mi por mês. O resultado superou as expectativas de todos: 30% de crescimento logo no primeiro mês.

 A farmácia além da planta: um conjunto de estratégias.

 A ideia apresentada a Júlio considerando as características do prédio e as necessidades do negócio foi o “zigue-zague”. Trata-se da criação de um trajeto obrigatório criado pelas gôndolas com a função de otimizar espaço, comportar categorias maiores sem quebra e eliminar pontos frios.

Mais que posicionar as gôndolas, a loja em zigue-zague exige um exercício de raciocínio na setorização. Junto da consultora Silvia OSSO, montamos o quebra-cabeças de cada departamento da loja de Olímpia. A participação da especialista in loco promoveu ainda estratégias de vendas e revisão também do mix nessa nova fase da drogaria.

Outro aspecto importante observado no projeto foi a experiência do cliente, que diferentemente do modelo convencional, acessa a categoria de medicamentos logo na entrada da loja. Com bandeirolas codificadas por cores e um mapa das categorias na entrada, a comunicação facilita a navegação do cliente pelo autosserviço e humaniza o ambiente.

O sucesso da unidade e das propostas aplicadas se sustenta há quase dois anos. Não à toa, Júlio optou por utilizar a mesma inteligência de layout em outras três unidades desde então.

 

Conheça o empreendedor - Júlio Martins

Confira no 8º episódio do Metalfarma Cast a experiência desse empresário visionário:

conteúdo relacionado