O momento ideal de reformar sua farmácia

O momento ideal de reformar sua farmácia

Enquanto você faz seu planejamento estratégico para 2023, queremos propor uma reflexão: o que indica para você que a sua loja precisa de uma repaginada? Selecionamos três sinais de que uma reforma poderia ajudar no desempenho da sua farmácia ou perfumaria.

Afinal, o ponto de vendas gera relevância e credibilidade para a sua marca. Por isso, ao planejar seu orçamento anual, vale considerar quais são os reinvestimentos necessários para que a sua estrutura seja funcional e vendedora.

1) Queda no faturamento

Ela chega para todas as lojas, e não está somente relacionada ao tempo de abertura. A dica é identificar essa queda como um sinal de que pode haver uma necessidade de mudança: inclusive no layout.

Essa é uma oportunidade de corrigir possíveis incoerências na comunicação visual. Isso acontece, por exemplo, quando uma categoria ganha espaço dentro da loja ao longo do tempo, sem uma correção da letra caixa na sanca, das testeiras ou bandeirolas. Assim, a o shopper perde em facilidade de navegação pela loja, já que a arrumação de produtos não condiz com a comunicação visual.

Outro ponto importante de se repensar nesse momento é a setorização como um todo. Uma categoria está conversando com suas vizinhas? Um exemplo muito comum são os descartáveis adultos posicionados junto aos produtos de higiene infantil. Apesar da associação entre a funcionalidade desses produtos, essas categorias não conversam uma com a outra na jornada de compra do shopper de linha infantil e nem na jornada do shopper de descartáveis adultos. Estes, idealmente, estariam no setor de cuidados com a saúde.

Por fim, nessa reforma periódica, o lojista, que geralmente está naquele ponto há anos, consegue distinguir quando o mobiliário que ele tem dificulta o gerenciamento por categoria. Quando o mobiliário é feito pensando nisso, você consegue ao longo do tempo fazer pequenas mudanças na composição de acessórios conforme a necessidade. Trocar uma bandeja por casulos, ou por gancheiras para acomodar alguma mudança no mix.

Se o mobiliário não tem essa flexibilidade, então na reforma vale pensar em investir em móveis que ofereçam essas possibilidades.

2) Mudanças no fluxo da rua ou no público potencial da região

Imagine que eu inaugurei minha loja preparado para um público C. Mas ao longo dos anos ocorre uma mudança de poder aquisitivo do público do bairro, com abertura de condomínios ou de um shopping center, por exemplo.

Vou precisar repensar a minha loja para esses outros públicos consumidores, revendo o mix, a setorização e também os acabamentos da loja, para que ela se comunique com esse shopper que passou a frequentar minha rua.

Outra situação é a oportunidade de uma categoria foco, essas são ocasiões muito interessantes que o lojista precisa observar. Por exemplo, se abre uma academia grande perto da minha loja, isso pode gerar um fluxo de shoppers interessados em suplementação. Se abre um hospital, isso pode gerar uma necessidade de produtos ortopédicos, e assim por diante. 

Vale salientar que quando o lojista tem a consciência das categorias mais estratégicas que aquela loja pretende desenvolver, isso leva a um projeto muito mais assertivo.

3) Aparência envelhecida

Um estabelecimento amarelado, com móveis descascados não combina e não transmite a ideia de saúde. O estado dos equipamentos dentro da loja influencia na percepção do shopper e na jornada de compra.

É preciso observar o estado de conservação do mobiliário, e também do material utilizado na comunicação visual. Os porta-etiquetas, por exemplo, que são de material plástico, costumam ter durabilidade menor que os móveis de aço ou de madeira.

Quando o lojista percebe que estão ficando amarelados, é interessante que troque esses porta-etiquetas, mantendo sempre o aspecto de limpeza da loja.

Dica Bônus: Pontos extra e a criação de oportunidades

Existe um outro tipo de upgrade que não tem a ver com o estado de conservação da loja, nem com uma mudança no faturamento, mas que pode gerar um incremento na cesta de compras.

É a criação de pontos extra com mobiliários específicos que alteram pouco ou em nada o seu layout, mas que destacam: promoções, produtos sazonais, produtos de trade marketing. Ou simplesmente colocam um produto em um ponto adicional além do seu ponto natural na loja.

Muito além da ponta de gôndola, existem móveis preparados para essas funções feito para serem usados sobre a superfície do balcão por exemplo. É o caso de um complemento que na Metalfarma chamamos de checkstand.

Os cestos são ótimos para expor ofertas. Alguns modelos também podem ser usados para orientar o fluxo do shopper na área do checkout.

Nas gôndolas também se pode criar pontos extras. Como a ponta de gôndola usa somente uma frente para exposição por questões de otimização de área, existe um complemento chamado display cross que é usado nas laterais das pontas, que cria um ponto de destaque justamente em uma frente não utilizada de um móvel existente.

Essas são algumas dicas que orientam nosso olhar em relação a uma farmácia ou perfumaria, sobre tudo as lojas maduras, que têm dados relevantes para orientar os próximos passos do PDV. 

Uma reforma com cuidado à setorização e visando atender melhor o público consumidor daquele ponto pode ser um grande propulsor para o desempenho do negócio. Na sua reforma, conte com nossa equipe para desenvolver o layout mais assertivo para o atual momento do seu negócio.

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